Aviso: Tudo sobre o DEV in SAMPA está sujeito à alteração sem aviso prévio. Porém, nossos comunicados serão feitos através do nosso canal no twitter, então fique ligado!
Mestre em Ciência da Computação pela USP com mais de 10 anos de experiência em pesquisa e desenvolvimento de software. Participando de projetos que incluem desde desenvolvimento de um servidor DNS em Java, um compilador em C/C++, e atualmente participa como arquiteto de System-of-System em Ruby/Java. Adepto de Inteligência Artificial, Java, C/C++, Android e Arduino.
Esta palestra pretende apresentar o funcionamento e arquitetura de um servidor DNS de código aberto. Tendo como sua principal característica funcionar como um servidor Hidden Master, provendo informações para servidores autoritativos secundários. Sendo possível também gerenciar, armazenar e assinar automaticamente zonas de maneira segura.
Douglas 'qmx' Campos is an old-school language-agnostic developer, working with software for more than 14 years. Passionate about opensource technologies, he created dynjs, is a JRuby committer, and contributes to projects like TorqueBox, VRaptor, Restfulie, jitescript, invokebinder and many more. With a solid background on "enterprisey systems", he tries to fill the gaps between innovative and established tools. He is currently working on the AeroGear project at JBoss by Red Hat, helping to push the mobile web forward.
Essa palestra conta um pouco da história do dynjs (minha implementação de JavaScript pra JVM), os apertos que eu passei, e um monte de coisas bacanas que eu aprendi sobre construção de linguagens durante o processo (que ainda não acabou e está longe de acabar)
Eduardo Shiota já estudou Ciência da Computação, acabou se formando em Design Gráfico, e trabalha com Front-end Engineering há 10 anos, atuando desde hotsites pequenos até grandes aplicações web. Como programador, acredita em código limpo, elegante, modular e legível. Como designer, gosta de informações bem estruturadas, layouts claros e limpos, e ama o Design Centrado no Usuário. Como front-end developer, acredita em documentos semânticos, CSS modular, e ama as melhores partes do JavaScript.
Não é nenhum segredo que o mundo está cada vez mais móvel. As vendas de PCs caíram em 20% desde 2008, e em 2015 é esperado que o acesso à Internet por dispositivos portáteis supere o acesso por desktops. A Web pode ser acessada de qualquer lugar, a qualquer hora. Mas com tantos modelos de dispositivos—tablets, notebooks, netbooks e smartphones—como fazer com que seu produto funcione em todos?
O Responsive Web Design—um conjunto de técnicas e ideologias—promete solucionar este problema, oferecendo o mesmo conteúdo em todas as plataformas, da melhor maneira. Nesta palestra, serão ensinadas técnicas de design, front e back-end para que seu site seja usável e acessível por todos, sem limitar-se a modelos, tamanhos de tela ou versões específicas.
Trabalha com desenvolvimento de software Java a mais de 10 anos e hoje atua como gerente de projetos na área de CRM e Billing. Nos tempos vagos tem trabalhado em projetos de software livre em Scala. Seu interesse por linguagens hoje rende vasta experiência em desenvolvimento Smalltalk e Scala.
"Não perca mais seu tempo se preocupando com persistência. O Activate é um framework em Scala que fornece uma foma simples de persistir os objetos para que você possa focar no desenvolvimento das regras de negócio. Ele é um STM (Software Transactional Memory) que utiliza eficientemente a memória disponível e fornece um novo paradigma de persistência altamente escalável e consistente.
Ele é ""plugável"", permitindo a utilização de diferentes paradigmas, sendo eles prevalente (Prevayler), não relacional (MongoDB) ou relacional (JDBC)."
"Geek, profissional e curioso apaixonado, atuou numa vasta gama de papéis na Tecnologia da Informação.
Adquiriu experiência com seus acertos (e ainda mais com seus erros - uma fonte segura de boas histórias para contar!) trabalhando como Analista de Testes e Desenvolvedor de Software na indústria de aparelhos móveis (ainda nos tempos dos primeiros celulares com display coloridos, e pelos primeiros aparelhos Symbian), passando por desenvolvimento de firmware para dispositivos embarcados na indústria automobilística e na pesquisa de dispositivos para auxílio à pessoas com necessidades motoras especiais. Atuou em menor escala no desenvolvimento de aplicações móveis para empresas de Marketing, e Web (ou mistas!) também para empresas de Mídia e Finanças.
Possui experiência sólida com desenvolvimento J2Me, Symbian, FlexOS/OSA, Android e até Bada (!!!), mas também em plataformas desktop como Linux e Windows usando Delphi, C, C++ e até Visual Basic(!!!). Para a web, usou Ruby Pyhton, MySQL, SyBase, J2EE, TomCat, WebSphere e até PHP (!!!).
Desenvolveu soluções para entretenimento, informação, apoio à necessidades especiais, Realidade Aumentada e Inteligência Artificial sob as metodologias SCRUM, XP, RUP e CMMI.
E se diverte escrevendo sistemas operacionais em Assembly para computadores antigos de 8 bits quando não tem ninguém olhando. :-)"
"A CompatiBoot 2000 (CB2k para os íntimos) foi uma brincadeira que deu certo.
Da necessidade de um carregador rápido de disco para jogos no TK2000 (daí o nome) - que recentemente ganhou de presente a TomatoBoard que abriu a possibilidade de que todos possam ter seu Disk Drive (ou SDisk2) em seu TK2000 - se evoluiu para um Sistema Operacional simples (mas muito eficiente, e com uma API de programação decente!), ""multiplataforma"", capaz de funcionar sem recompilar tanto no TK-2000 quando na linha Apple II (do qual o primeiro foi inspirado, mas não igual).
Esta palestra contará a história de como nasceu a idéia, como a brincadeira ""ficou séria"" e evoluiu para um pequeno projeto pessoal, para então virar um grande projeto pessoal cheio de desafios técnicos e sucessos usando informalmente uma metodologia ágil de desenvolvimento - e também alguns fracassos, não poucas vezes tendo meu traseiro inexoravelmente sendo mordido cada vez que achei que não precisava seguir à risca as principais recomendações da metodologia XP."
Paulo "JCranky" Siqueira é desenvolvedor Java e Scala há vários anos. É apaixonado pelo JVM e encontrou em Scala uma grande oportunidade de alavancar o potencial da plataforma Java. Também é instrutor na Globalcode, co-fundador dos scaladores (grupo de usuários Scala de SP) e tecladista nas horas vagas. Mais informações sobre: http://jcranky.com/about.
"Com o surgimento de novos processadores e máquinas mais poderosas, precisamos de novas maneiras de aproveitar todo o hardware disponível. E mesmo com todo e esse hardware, ainda há casos onde precisar distribuir nossa aplicação.
Em sistemas ""convencionais"", programação concorrente é complicada. E programação distribuída também. As duas coisas juntas então...
É aí que entra o modelo de atores. Usando esse tipo de sistema, fica bem mais simples desenvolver aplicações altamente concorrentes, distribuídas e tolerante a falhas. Vamos entender as idéias por trás deste modelo, com exemplos de código rodando de verdade, usando o framework Akka."
"Mantenedor do device driver do componente de hardware do Trusted Computing no kernel do linux.
Tem experiência de desenvolvimento no Linux Technology Center, e é atualmente consultor de High Performance Computing na IBM."
Trusted Computing é um padrão de segurança para verificação de integridade remotamente, cujo diferencial é ser baseado em hardware, de modo que vulnerabilidades em software têm impacto virtualmente nulo no processo de verificação. O uso na indústria tem foco em verificar o quão confiável uma infraestrutura é antes de enviar informações confidenciais.
Tony é sócio da SlimStacks, uma empresa voltada para soluções em Cloud Computing. Possui experiência de mais de dez anos na área de Tecnologia. Tendo participado de projetos em diversos setores da como: Elétrico, financeiro, educação, internet e governamental.
Ao assistir esta palestra a audiência irá obter uma introdução na Arquitetura interna do servidor Nginx, além de aprender como é possível escrever módulos customizados utilizando a linguagem Lua.